 |

Em um copo, coloque uma colher das de sopa de vinagre de maçã, adicione uma colher das de sopa de mel de abelha, complete com água destilada ou filtrada. Bata bem, até misturar. Tome antes das principais refeições. O vinagre de maçã também pode ser tomado apenas com água.
E qual é a dose necessária?
Vejamos : diariamente às refeições, ou entre elas, bater bem uma colher das de sopa de vinagre de maçã, com uma colher das de chá de mel de abelha, ou apenas água tomando em seguida. Afirma o doutor D.C. Jarvis que, após três meses desse tratamento (exceto se a calcificação seja muito antiga, pode demorar um pouco mais sua atuação), o sangue volta a adquirir a natural acidez dissolvendo o cálcio excedente aderido nas articulações e desobstruindo as artérias e vasos sanguíneos. Paralelamente, a pessoa experimenta uma sensação de bem estar; a digestão é favorecida, produz um sono reparador e o aumento da vitalidade física, combatendo a fadiga crônica. Desaparecem os gases intestinais, o amargor da boca e restabelece-se a energia vital em todo o organismo. Pessoas que sofrem de hemorróidas podem sentir depois de algumas semanas, tomando o vinagre de maçã, o mal regredir até desaparecer. A vista melhora consideravelmente devido ao processo purificador do sangue. Os sintomas de tonturas também desaparecem com a dieta ácida do vinagre de maçã. Ademais, verifica-se um vigoroso crescimento e fortalecimento dos cabelos, como conseqüência também, observa-se um emagrecimento natural, a pele volta a adquirir sua jovialidade e beleza. Os dentes se fortalecem e desaparece o mau hálito. Por outro lado, as pessoas sujeitas a freqüentes dores de cabeça (cefaléias), vêem cessar esses incômodos, tomando três vezes ao dia, uma colher das de sopa de vinagre de maçã com água e mel, pois isso assegura resultados magníficos.
O tratamento do artritismo: Notou o doutor DC Jarvis o efeito extraordinário na cura do artritismo.
Por exemplo: O leite extraído de uma das tetas de uma vaca era tão grosso que com a máquina de ordenhar não sairia. Tentando diluir o leite, o fazendeiro passou a pôr 50 gramas de vinagre de maçã em ambas as rações diárias. O animal gostou tanto do vinagre que ficava lambendo a manjedoura. Depois, ele aumentou para cem gramas em cada ração. O leite afinou e o artritismo desapareceu definitivamente. No inicio do tratamento a vaca produzia cinco litros de leite por dia - e passou para quase quinze litros. Outro fazendeiro que sofria de artritismo na nuca e no pescoço disse que antes de começar a tomar dez colheres das de chá num copo de água, a cada refeição, tinhas todas as articulações doloridas. Com a ingestão diária, várias vezes ao dia, o mal foi regredindo paulatinamente até desaparecer. Além da inchação, sofria de dores nas articulações, mas depois de algum tempo com esse tratamento, tudo regrediu e finalmente desapareceu por completo.
Para os que sofrem de artrite nos dedos:
Além de tomá-lo com água ou mel, deve-se submergi-los no vinagre de maçã quente, durante dez minutos. Com esse tratamento, depois de certo tempo, desaparecem a dor e a deformação.
Dores de cabeça crônica:
As dores de cabeça crônicas são atribuídas aos olhos, ao estômago, aos rins, ao fígado e a sinusite. O doutor Jarvis durante vários anos - apurou com ajuda de pessoas que sofriam desse mal - se a enxaqueca aparecia quando havia uma reação urinária ácida ou alcalina. Quando a urina estava ácida, as enxaquecas eram menos freqüentes, mais brandas, ou desapareciam. Dessa forma, recomenda o doutor Jarvis que as pessoas que sofrem desse mal necessitam conhecer os fatores que alcalinizam a urina e então combatê-los, ou seja, necessitam corrigir sua dieta para mais ácida, com a ingestão de folhas vegetais, frutas e, usufruir os benéficos ácidos do vinagre de maçã natural.
Dores de garganta:
O remédio mais aplicado pela medicina popular do Vermont para inflamação da garganta é o gargarejo com o vinagre de maçã natural: Aliás, muitos profissionais do palco, atores, professores, oradores, locutores, etc fazem uso do vinagre de maçã diariamente. Fazem o gargarejo com uma colher de chá num copo dágua para limpar e proteger a garganta e as cordas vocais. Surpresa é que este tratamento liquidou a contaminação produzida por streptocuccus, em 24 horas num paciente. Verificou o doutor Jarvis que a membrana formada sobre as amídalas desaparecia em dez horas.
Nas afecções reumáticas:
A real origem desta doença está no sangue impuro, nas toxinas que não foram eliminadas e na deficiente função dos diversos órgãos; num antinatural regime alimentar ou devido a cargas hereditárias. Portanto a cura do reumatismo é obtida pela purificação do organismo em geral, de modo que a pele e a circulação sanguínea reacionem devidamente ante as bruscas mudanças de temperaturas. Aconselha fazer a ingestão diária de vinagre de maçã natural tomando duas colheres com água e mel. Nas afecções reumáticas locais recomendam-se compressas quentes de vinagre de maçã. Proceda-se da seguinte forma: aquecer duas xícaras de vinagre de maçã, usando um pano grosso, preferivelmente lã, para que se conserve o calor. Fazer a aplicação local, três vezes ao dia, se possível a intervalos regulares.
Hipertensão:
Poucos problemas têm tanta gravidade como a hipertensão, sendo indicadora de males ainda mais graves como as cardiopatias, derrames, crise renal, etc. Há uma ligação com os estados emocionais e o meio ambiente. Que faz a medicina popular do Vermont no caso de hipertensão? A Natureza indica uma alimentação rica em carboidratos, composta por frutas, brotos, folhas comestíveis e mel, em vez de uma alimentação rica em proteínas e composta de ovos, carne, leite, queijo, ervilhas, feijão e nozes, etc. Esse tipo de alimentação provoca o aumento considerável da alcalinidade do sangue, exceto se há um contrabalanço com a ingestão de ácidos como o vinagre de maçã natural, e outros alimentos igualmente ácidos. Logo ao acordar verifique o pH da urina com a ajuda da fita de tornassol, e veja se está ácida ou alcalina. Sendo alcalina deve-se aumentar a dosagem ácida de vinagre de maçã até que a urina fique ácida, o que indica que o sangue esta fluindo e não estamos correndo o risco de provocar depósitos de cálcio no sistema arterial, provocando a hipertensão arterial.
Para acne, espinhas, pruridos da pelo do rosto e uso cosmético:
No Vermont, o vinagre de maçã natural é também utilizado como um eficaz e excelente higienizador e cicatrizante, removendo impurezas e ajudando maravilhosamente na cicatrização de espinhas, combatendo a acne, pruridos, deixando a pele como nova. Para isso, faço o seguinte: com um pedaço de algodão umedecer em vinagre de maçã natural puro e proceder à limpeza do rosto, notará que a pele ficará limpa, macia, higienizada e ajudará na sua cicatrização. Em seguida aproveite para massagear o rosto e os cabelos com o líquido de vinagre de maçã natural puro ou misturado em pouca água, devolverá a acidez natural da pele fazendo com que o sangue irrigue a sua superfície, dando ao rosto um aspecto vivo, agradável e deixa a pele macia como seda, além de protegê-la de bactérias nocivas do ar. No banho é bom evitar sabonetes alcalinos que torna a pele pálida, sem vida e sujeitas ao ataque de bactérias alcalinas. A pele cuja reação é alcalina é sujeitas a pruridos e a bactérias nocivas. Coceira na cabeça ou na pele do corpo é um pedido para que você deixe de usar sabonete ou xampu alcalinos e passe a usar outro agente de limpeza neutro. No caso de homem, se a cabeça coça, basta despejar uma colher de chá de vinagre de maçã em um copo de água, mergulhar o pente nessa solução e pentear o cabelo, repetindo isso até que o cabelo fique bem úmido. Aproveite para misturar ao seu xampu um pouco de vinagre de maçã natural. Esse tratamento tornará os cabelos resistentes, sedosos e brilhantes, livres de lêndeas ou gorduras que se desprendem. Há pessoas que utilizam o vinagre de maçã natural durante o banho, despejando na banheira um copo do vinagre. Em outros casos, pode-se passar o vinagre de maçã natural diretamente na pele com a ajuda de algodão.
A diabete:
Para o tratamento da diabete elimine de sua dieta o açúcar refinado, cristal e seus derivados, e tome três colheres de vinagre de maçã natural diariamente.
Para retrair varizes:
Friccione vinagre de maçã puro sobre as varizes, pela manhã e à noite. Após um mês, irá notar a retração das mesmas. Além da aplicação externa, deve-se tomar duas colheres de chá em um copo de água duas vezes ao dia para refinar o sangue e aliviar a pressão sobre os vasos e artérias. Para preparação de Essências Florais: é um excelente conservante para as essências florais. Para os casos em que a pessoa não pode e/ou não quer tomar essências florais com brandy de uvas. Utilize o vinagre de maçã a 10% na solução com água mineral.
Contra indicação:
Não foi observado qualquer efeito prejudicial à saúde até o presente momento. Entretanto, recomenda-se seja tomado com parcimônia e assiduidade, seguindo a prescrição certa para cada caso. As pessoas não habituadas à dieta ácida devem iniciar apenas com uma colher das de sopa de vinagre de maçã natural e uma colher das de sopa de mel de abelha (natural) misturado à água (copo duplo cheio). Preferindo adicione apenas água, aumente gradativamente a dosagem até duas ou três vezes ao dia ou mais dependendo de cada caso.
FAÇA O TESTE COM O PAPEL DE NITRAZINA (fita de tornassol ou pH)
Ao acordar, a primeira coisa a fazer é medir o pH da urina com a ajuda da fita ou papel de nitrazina. Um índice de boa saúde é quando o pH da urina está em torno de 6,4 pH, ou seja, ligeiramente ácida. Subindo para valores acima de 7,0 o teste de pH indica que o sistema está com reação excessivamente alcalina predispondo aos indesejáveis depósitos de cálcio e matérias terrosas.
Recomendação:
Afirma o doutor Jarvis, que três ou quatro meses é o tempo necessário para a atuação maravilhosa do vinagre de maçã natural sobre o sangue, purificando-o e dissolvendo o excesso de cálcio, e desobstruindo todos os canais e articulações do corpo.
Livros do autor:
Folk Medicine: A Vermont Doctor's Guide to Good Health (1958). New York: Holt. Arthritis and Folk Medicine (1960). New York: Holt, Rinehart and Winston.

O consumo de produtos com vinagre durante a comida ajuda a regular o nível de glicose no sangue, o que poderia beneficiar os diabéticos, segundo estudos realizados por pesquisadores da Universidade do Estado do Arizona (ASU, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. "Para as pessoas que sofrem de diabetes é muito importante manter estável o nível da glicose, daí nosso objetivo de estudar o efeito do vinagre", disse em entrevista à Agência Efe, Carol S. Johnston, principal pesquisadora do estudo. Tendo como base estudos nos quais se averiguou o efeito de dietas baixas em carboidratos, Johnston colocou em prática uma referência que escutou há muitos anos sobre como o vinagre ajuda a reduzir o nível de glicose no sangue. "Isto é particularmente importante depois que se consome uma comida com alta dose de carboidratos como o arroz e o macarrão", disse a diretora do departamento de nutrição da ASU. Em três pesquisas separadas e durante um período de três semanas cada uma, 12 pessoas, a metade delas com diabetes tipo 2, se submeteram a uma dieta onde consumiam duas colheres de vinagre. "O resultado foi muito satisfatório, a maioria demonstrou uma redução em seu nível de glicose", disse a pesquisadora, afirmando que o ideal é que as pessoas consumam o vinagre em seus alimentos, seja usando-o como um condimento nas saladas, em molhos e como um ingrediente para marinar a carne. "Também não queremos que as pessoas consumam o vinagre diretamente", disse Johnston. Sustentou que o consumo do vinagre também poderia ser efetivo para pessoas que são propensas a desenvolver diabetes e precisam cuidar de sua alimentação e peso. Quando uma pessoa é diagnosticada com diabetes tipo 2 é porque seu pâncreas deixou de produzir a insulina que o corpo precisa para regularizar naturalmente o nível de glicose no sangue. As pessoas que ainda não desenvolveram a doença, mas são propensas devido a seu histórico familiar, podem fazer mudanças a sua alimentação e forma de vida que lhes ajude a atrasar o desenvolvimento do diabetes. A nutricionista disse que o passo seguinte do estudo é analisar quais são os alimentos com vinagre que poderiam ser de maior benefício, como os pepinos em conservas em vinagre e a mostarda por exemplo. Quando uma pessoa é diagnosticada com diabetes recomenda-se a ela que faça várias mudanças em sua dieta diária para ajudá-la a controlar a doença sem a necessidade de injetar insulina. Estas mudanças algumas vezes são muito difíceis para pessoas acostumadas a comer grandes quantidades de comida com alto conteúdo de gorduras e carboidratos. Apesar de que os primeiros resultados foram muito positivos, a especialista advertiu que as pessoas não devem deixar de seguir as recomendações de seus médicos. "Embora os primeiros estudos tenham sido muito promissórios, não queremos que as pessoas deixem de tomar seus remédios e começar a tomar vinagre", advertiu. Johnston assinalou que o mais recomendável é seguir as indicações do médico, tomar os remédios receitados, seguir uma dieta balanceada e fazer exercícios. |
Fonte: EFE 17/12/2007 |

|
 |
Fonte: Revista Boa Forma 2010 |

 |
 |
Aposte no Vinagre e Enxugue Medidas |
POR QUE FAZ PERDER PESO - O produto que resulta da fermentação do vinho, de frutas ou cereais está sendo aclamado como agente exterminador de gordura. E isso vale para todos os tipos. A autora do estudo, Carol S. Johnston, professora americana de nutrição na Universidade do Estado do Arizona, vive há dez anos em busca de alimentos com poder de queimar calorias e saciar a fome. Em sua pesquisa, os voluntários que ingeriram, durante quatro semanas, diariamente duas colheres grandes de vinagre, daquelas usadas para servir a comida, perderam em media 1 quilo no período, enquanto o grupo-controle, que consumiu um suco com gosto similar, não emagreceu nada. "O ácido acético, o principal componente do vinagre, é que age na dissolução da gordura, mas sua atuação ainda não foi totalmente esclarecida", declarou a especialista em entrevista à BOA FORMA. Uma das hipóteses é que a substância altere o depósito de glicose nos tecidos. Isso evita o aumento da produção de insulina – com o hormônio regularizado, o risco de estocar gordura é menor. |
POR QUE DÁ SAClEDADE - "O ácido acético retarda o esvaziamento gástrico, ou seja, a comida fica mais tempo no estômago”, explica Carol. "Quanto mais lenta a digestão, mais demora para a fome aparecer. Sem contar que a substancia contribui para reduzir o índice glicêmico dos alimentos, o que também está relacionado à diminuição do apetite.” Mas atenção: não extrapole a dose. O ácido acético é capaz de agredir as mucosas da parede estomacal. Em excesso, pode provocar gastrite ou úlcera. Já nas versões maçã e balsâmico, a acidez é um pouco menor. O que não significa sinal verde para exageros. |
|
|
|